Últimos posts

Pesquisa

Publicidade

Oi amores,

O post de hoje é sobre um cosmético muito amado por todas nós mulheres, daqueles que não vivemos sem, ou seja o batom!

Imagem Google

Ao contrário do que muita gente pensa o nosso queridinho não surgiu com Cleópatra, há registros de que ele já havia sido usado "só" uns mil anos com a rainha Nefertiti.

Na Grécia as mulheres usavam uma raiz vermelha misturada com cera de mel para dar aspecto saudável e úmido aos lábios, já no Egito as as mulheres de classe mais alta usavam “púrpura de Tyr” para pintar os lábios.


No inicio do século passado Rhocopis, um perfumista francês, quem inventou o chamado “bàton serviteur” (batom servidor), um tipo de massa feita de talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, de cor vermelha, que era vendido em uma embalagem de papel de seda, e dessa forma ele conquistou atrizes e prostitutas de todo o mundo.


Mas foi durante a Primeira Guerra Mundial que o batom conquistou de vez o coração do público feminino.

Imagem Google

Em 1915, surgiu nos Estados Unidos um derivado do "batom serviteur", um corante labial, vendidos em cilindros metálicos que foram inventado por Maurice Levy. As mulheres tinham de deslizar uma alavanca pequena na parte lateral do tubo com a ponta dos seus dedos para deslocar o batom para cima para o topo da embalagem. Em 1923, o primeiro tubo giratório foi patenteado por James Bruce Mason Jr. em Nashville, Tennessee. Como as mulheres começaram a usar batom para fotografias, a fotografia ajudou o batom a ser aceitável entre as mulheres.Elizabeth Arden e Estee Lauder começaram a vender batom em seus salões.


5 Curiosidades sobre o batom:

1- No império Romano, batom era sinal de status, os ricos usavam para mostrar a classe social, inclusive os homens.

2- Se você usasse batom na Grécia antiga seria considerada prostituta, pois as outras mulheres não usavam nenhuma maquiagem.

3- Óleo de rícino é um composto comum dos batons e ajuda a manter o brilho e a durabilidade do produto, já a cera de abelha ajuda a manter a forma e a deslizar mais facilmente pelos lábios.

4- George Washington usava batom, maquiagem e uma peruca empoada.

5- Em 1915, no Kansas (EUA), o batom foi proibido para mulheres com menos de 44 anos pois passava a impressão errada.

Espero que tenham gostado!

Beijinhos.

Imagem Google

Deixe seu comentário
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

6 Comentários

  1. super informativo, bem completo o teu post, adorei, parabéns
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Já li uma matéria dizendo que quando os homens andavam de quatro e as vulvas das mulheres sempre a mostra, os atraiam constantemente. Quando os homens passaram a andar erectus a vulva passou a ficar escondida e os homens perderam o interesse pelo sexo. As mulheres então passaram a usar tinta vermelha nos lábios (batom) fazendo com que os homens lembrassem da vulva e retomassem o interesse pelo sexo. Há danadinhas kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Maurício, dessa eu não sabia mas não duvido que seja mais uma parte da história. rsrs Beijos

      Excluir
  3. Olha eu não sabia , que legal ! Beijos Maitê

    http://maiteaissa.com/ - vem conhecer meu cantinho, ele ta cheio de novidades !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maitê!

      Pode deixar que vou conhecer o seu cantinho sim :)

      Beijos

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *