Últimos posts

Pesquisa

Publicidade

salvas


Se você é daquelas que se enrolam na hora de ler rótulos de alimentos (\o/) tanta informação que às vezes o que era pra ser algo simples para nos ajudar acaba nos confundindo, só não fiquem tristes por conta disso em pois segundo a Anvisa cerca de 70% da população olha o rótulo dos alimentos ao comprá-los, mas mais da metade não entendem o que está escrito.

Então  se você também têm dúvidas na hora de saber o que significa aquela quantidade de informações nos rótulos, bora tirar essas dúvidas agora!
Vamos então aprender o que significa cada coisinha no rótulo:

· Porção: quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, promovendo a alimentação saudável.
· %VD: Percentual de Valores Diários (%VD) é um número em percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias. Gordura trans não possui %VD.
· Medida caseira: Indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa. A apresentação da medida caseira é obrigatória.
· Valor energético: energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).
· Carboidratos: componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (como batata, mandioca e inhame) e doces em geral.
· Proteínas: componentes necessários para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha).
· Gorduras Totais: principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.
· Gorduras Saturadas: tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. São exemplos: carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão, iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Alto %VD significa que o alimento apresenta grande quantidade de gordura saturada em relação à necessidade diária de uma dieta de 2000 Kcal.
· Gorduras Trans ou Ácidos Graxos Trans: tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados como as margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, snacks (salgadinhos prontos), produtos de panificação, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso organismo não necessita desse tipo de gordura e ainda porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Não se deve consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia.
· Fibra Alimentar: Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino.
· Sódio: está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura) devendo ser consumido com moderação uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.

Algumas dicas na hora de escolher os alimentos vendo as informações que estão no rótulo:

rotulo

Bom agora que vocês já sabem direitinho o que quer saber cada coisinha no rótulo dos produtos, já podem ir pro mercado e boas compras! ;) rs

Beijosss

Deixe seu comentário
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

Um Comentário

  1. É realmente importante olhar os rótulos. Mas isso pede tempo e, principalmente, paciência. E o pior de tudo é o tamanho das letras...

    Beijo

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *