Últimos posts

Pesquisa

Publicidade

sol2

Verão tá aí, firme e forte como sempre, né?!
Nós cariocas adoramos uma praia e isso o Brasil inteiro sabe, pras meninas que assim como eu gostam de praia, mentira gente eu nem gosto de praia tanto assim, só gosto mesmo quando não está Sol (rs), eu nunca fui de ficar torrando no Sol porque eu sei que esse camarada Sol às vezes é meio traiçoeiro. rs

Pra quem sempre fica com aquela pulguinha atrás da orelha lá vai alguns mitos e verdades sobre o Astro Rei.

Tomar sol causa flacidez: verdade. Causa elastose, que é a deterioração do colágeno, conseqüentemente, ficamais flácida.
Devo usar óculos e chapéus: verdade. São ótimas proteções. Protegem do sol que vem de cima e reforçam a proteção da pele, além de defender os olhos e os cabelos dos raios UVA e UVB.
É normal ficar vermelho antes de ficar bronzeado: mentira. Há um limite em que você toma sol e não fica vermelho. Ficar vermelho é um aviso que sua pele está sendo prejudicada.
Passar Coca-Cola e óleos de cozinha e figo, por exemplo, ajuda a bronzear: mentira. São produtos que não são indicados para aplicação na pele, muito menos se for ao sol. Não foram testados quanto à sua segurança e eficácia.
Esfoliar a pele garante bom bronzeado: depende. É indicado para quem usa autobronzeador, pois a absorção é mais completa. Para quem se expõe ao sol não faz diferença.
Alimentação ajuda em um bom bronzeado: verdade. Alimentos ricos em betacaroteno são indicados. Já os alimentos anti-radicais livres ajudam na proteção.
Cremes pós-sol ajudam a hidratar a pele: verdade. Eles ajudam a recuperar mais rápido os danos causados pelo sol.
Protetores acima de FPS 30 são todos iguais: em parte. A diferença do fator de proteção 3 para 6 é maior que a de 30 para 60, por exemplo. A diferença do fator 30 para 60 é muito pequena, mas se a pessoa se expuser ao sol, então deve usar o com maior proteção.
Devo aplicar o protetor 30 minutos antes de tomar sol: verdade. Assim haverá tempo para o produto ser absorvido e desempenhar seu efeito de proteção. É preciso passar uma camada espessa e reforçar de três em três horas. Não adianta passar apenas de manhã e achar que vai estar protegido o dia todo.
Cápsulas de bronzeamento são indicadas: verdade. Ajudam sim, mas o ideal é não tomar demais.
Posso usar autobronzeador sempre: verdade. Eles até possuem uma pequena proteção. Podem manchar, mas são manchas que saem em pouco tempo, além de bronzear sem se expor ao sol
Quem se bronzeia rápido perde a cor igualmente rápido: verdade. Ela perde a cor mais rapidamente porque o organismo entende aquele excesso de radiação como uma agressão e tenta se defender eliminando a cor desejada. Sol em pequenas doses é bom, em grandes é veneno.
Algumas áreas do corpo se bronzeiam mais rápido do que as outras. verdade. O bronzeamento é determinado pela produção do pigmento melanina por meio de células da pele chamadas melanócitos. A quantidade de melanócitos varia de local para local, e nas áreas em que há maior concentração vai haver maior produção de pigmento. Além disso, a atividade dos melanócitos também é diferente entre os locais do corpo e entre as pessoas. "Locais de proeminência óssea, como as maçãs do rosto, pegam mais sol. Já as áreas em que a pele é mais fininha, como ao redor dos olhos, também são mais sensíveis", diz a dermatologista Gabriela Casabona (SP).
Descascar significa que a pessoa não se protegeu adequadamente. verdade. Não é suficiente aplicar um protetor solar, mesmo com FPS alto, e se expor inúmeras horas ao sol. "A proteção solar também tem limites. É tarefa muito difícil ficar exposto 5, 6 horas ao sol e manter a pele protegida corretamente. É fundamental associar o equilíbrio, o bom-senso e a parcimônia na exposição solar", adverte Sérgio Schrader Serpa. Se a pessoa escamar após alguns dias de exposição solar, significa que os raios UV conseguiram queimar a camada superficial e em algum momento houve queimadura solar.
Anticoncepcionais tornam a pele mais sensível: verdade. Eles deixam a pele mais sensível à radiação solar. Quem faz uso de hormônios e outros medicamentos devem reforçar o filtro solar.
Perfume mancha a pele: verdade. Não só ele, mas também frutas cítricas. Fique longe de tudo que tenha limão.
Bronzeamento artificial também prejudica a pele: verdade. Essas cabines são uma fonte de radiação ultravioleta (UVA) mais potente do que o sol. O UVA é o principal responsável pelo envelhecimento da pele, além de também predispor ao câncer.

sol

Não vamos esquecer dos cuidados pós-Sol em!
O ritual de beleza depois de aproveitar a praia ou a piscina é fundamental para garantir um bronzeado bonito e duradouro. Siga essas dicas:

· O ideal é tomar banho com água morna ou fria, para não ressecar ainda mais a pele.
· As loções calmantes defendem a pele contra a ardência e a irritação e conservam a cor conquistada.
· Se preferir hidratantes corporais pós-sol, procure aqueles que têm tirosina na composição. A substância ajuda a prolongar o bronzeado.
· A pele do rosto merece cuidados especiais. Use cremes reparadores, de preferência de uso noturno.
· Beba bastante líquidos, para manter o organismo hidratado e prepará-lo para os dias de sol que você ainda vai aproveitar.
· Mantenha uma alimentação saudável, à base de frutas, verduras e legumes.
· Durma bem. É durante o sono que as células descansam, organizam suas funções e reparam os eventuais estragos do dia.

Beijos

Deixe seu comentário
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

4 Comentários

  1. adoreii as dicas,
    tem que se cuidar mesmo, o sol é muito perigoso se a gente não souber se cuidar =)

    beijinhos

    http://clubedapenteadeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente AMEI o post!!! Estamos precisando cada vez nos cuidar mais mesmo, em diversos aspectos!!! Muito boas dicas! Beijos =*

    ResponderExcluir
  3. que legal! adorei as dicas!! vou compartilhar, ok?
    bjins!

    ResponderExcluir
  4. pronto! compartilhei!

    http://pensandorosa.blogspot.com/2012/01/mitos-e-verdades-sobre-o-sol.html

    este é meu blog...
    bjins!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *