Últimos posts

Pesquisa

Publicidade

Olá meninas, a partir desse mês de junho começa diversas festas juninas pelo Brasil né?!
E essas festas deliciosas vão até o mês de julho (ai já entramos nas festas julhinas) e é claro que nós precisamos nos preparar para elas e para isso vamos ver alguns looks bem legais para servir de inspiração pra vocês, mas antes disso vamos saber um pouco mais sobre as festas juninas no Brasil...

As festas juninas, são na sua essência multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Festa de Santo Antônio, Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão. As roupas 'caipiras' ou 'saloias' são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitíssimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto no Brasil como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época dos descobrimentos os portugueses levavam da Ásia, enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora por exemplo. Embora os balões tenham sido proibidos em muitos lugares do Brasil, eles são usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite.

No Brasil, recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais são oriundas as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

As grandes mudanças no conceito artístico contemporâneo, acarretam na "adequação e atualização" destas festas, onde rítimos e bandas não tradicionais aos tipicamente vivenciados são acrescentadas as grades e programações de festas regionais, incentivando o maior interesse de novos públicos. Essa tem sido a aposta de vários festejos para agradar a todos, não deixando de lado os costumes juninos, têm-se como exemplo as festas do interior da Bahia, como a de Santo Antônio de Jesus, que apesar da inclusão de novas programações não deixa de lado a cultura nordestina do forró, conhecido como "pé de serra" nos dias de comemoração junina.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica e a pamonha.

O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial, um largo espaço ao ar livre cercado ou não e onde barracas são erguidas unicamente para o evento, ou um galpão já existente com dependências já construídas e adaptadas para a festa. Geralmente o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro ou bambu. Nos arraiais acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos matutos.

Agora que já sabemos sobre as festas podemos conferir os looks que separei pra vocês se inspirarem...

Vanessa Giácomo e Fernanda Paes Leme

Adriane Galisteu

Daniele Suzuki

Viviane Araújo

Fernanda Souza, de noivinha

Paola Oliveira

Priscila Pires

Taís Araújo

Bom, meninas vou postar pra vocês aqui a roupa que eu usei na festa caipira que eu fui...


E aqui o pessoal reunido...


Bom, meninas agora pra quem não gosta muito de colocar um vestido ou uma roupinha caipira também pode ir com algumas peças que remetem ao mundo das festas juninas, algumas peças em xadrez (que ainda está na moda) para vocês se inspirarem...




E aí o que vocês acharam do post e dos looks?
Se vocês tiverem mais idéias é só deixar nos comentários...

Beijos pro ocês!

Deixe seu comentário
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

2 Comentários

  1. Aqui no Sul não da pra usar esses vestidinhos, ahahha

    ResponderExcluir
  2. Ola Otimo Post, Envie seu Link para o LINKS ONLINE tambem
    e tenha muito mais visitas. Aproveite e envie seus links agora! http://linksonline.com.br

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *