Últimos posts

Pesquisa

Publicidade



Sinopse: Os biólogos Diego Golombek e Pablo Schwarzbaum comparam a cozinha a um laboratório onde ocorrem as mais variadas reações químicas, físicas e biológicas, com quase todos os elementos necessários para realizar as experiências mais complicadas e, no melhor dos casos, comestíveis. Uma brincadeira gostosa mas séria, que irá revelar a ciência por trás da mágica que se opera quando cozinhamos, dando forma e sabor às delícias do nosso dia-a-dia, do café da manhã ao jantar. De lácteos, pães, verduras, ovos e sopas aos diferentes tipos de carnes, massas e especiarias, todos os ingredientes imprescindíveis em qualquer cozinha-laboratório terão seus segredos revelados.

Gostei muito do livro, ele trás diversas curiosidades que pode haver no ato de cozinhar como a do leite, simm, o leite, quando fervido, tem acelerada a evaporação da parte de cima o que faz com que a caseína, que forma um complexo com o cálcio, faça surgir a nata, típica do processo de fervura. Segundo os autores, a remoção da nata não é exatamente uma decisão apropriada pois estariam sendo descartadas uma boa quantidade de nutrientes.

O livro é gostoso de ser lido e surpreende pelos mais variados tipos de informações culinárias ali existentes.

O Cozinheiro Cientista promete leitura prazeirosa pra qualquer um que se interessa por culinária ou por curiosidades do tipo “porque o fermento faz a massa aumentar e como manter os sabor inalterado dos alimentos no freezer”.

Além disso o livro ainda trás diversas receitinhas bem legais ao longo de suas páginas.

FICHA – Cozinheiro cientista, O – Quando a ciência se mete na cozinha – Anotações de alquimia culinária

Autor(es): Diego Golombek, Pablo J. Schwarzbaum
ISBN: 8520008852
Gênero: Ciências
Coleção: Ciência que ladra
Páginas: 160
Editora: Civilização Brasileira
Preço Médio: R$ 28,00

E ai pessoal, alguém já leu o livro?
Gostou?

Beijosssss

Deixe seu comentário
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

Um Comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *